A importância do videomonitoramento e cercamento eletrônico para a segurança de empresas privadas e espaços públicos

O uso de sistemas de videomonitoramento está se tornando cada vez mais popular, à medida que as empresas se esforçam para maximizar sua segurança e eficiência. Com os avanços da tecnologia, esses sistemas oferecem uma gama de recursos que podem ser adaptados para atender às necessidades específicas de qualquer organização. 

Quais os principais benefícios do sistema de videomonitoramento?

O monitoramento constante de lojas e residências tornou-se uma realidade em ambientes comerciais, permitindo que as empresas não apenas monitorem funcionários e processos, mas padronizem procedimentos e detectem deficiências que podem incorrer em custos desnecessários. Para atender a essa necessidade, as empresas de monitoramento desenvolveram soluções de análise e inteligência de vídeo. 

Com as análises certas, as empresas de monitoramento podem identificar áreas de melhoria, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente. Com a estratégia certa, os dados podem ser usados para aumentar a produtividade e a lucratividade.

Qual a importância do videomonitoramento?

A importância do monitoramento por vídeo está ligada a diversos fatores. Entre os principais, estão:

  • O controle de acesso em áreas restritas;
  • O monitoramento de pessoas em áreas privadas e públicas;
  • O monitoramento do fluxo de veículos em diversos locais;
  • A fiscalização do trânsito;
  • O acompanhamento de grandes eventos e manifestações públicas.

Quais os tipos de videomonitoramento?

Com o aumento constante da demanda, o comércio de segurança eletrônica tem investido cada vez mais em novas tecnologias. Isso faz com que os sistemas de videomonitoramento com base em tecnologia IP (Internet Protocol) tenham uma relação custo-benefício superior a de sistemas analógicos similares.

Contudo, diante dos diferentes tipos de contratações possíveis e com tantas ofertas no mercado, não é uma tarefa fácil saber qual é o melhor serviço para atender à sua empresa, já que existem algumas categorias, que são:

Monitoramento remoto como serviço

Investir em sistemas de videomonitoramento com serviço remoto é uma das maneiras de obter um bom custo-benefício. Devido às tecnologias baseadas em IP é possível visualizar as imagens, seja de qualquer computador pré-configurado, ou do console central, tanto de material armazenado quanto em tempo real.

Solução Wireless

Em um primeiro momento, a solução wireless pode parecer mais cara do que o sistema por cabos. Entretanto, em alguns cenários, esse tipo de solução tem a chance de representar uma redução de custos significativa, visto que se economiza ao eliminar a obrigatoriedade de usar materiais como a fibra ótica, que tem valores elevados.

Por exemplo, caso a distância entre os equipamentos que se comunicarão seja longa na área em que o sistema será implementado, a solução wireless pode ser mais vantajosa. Assim como nas ocasiões em que as intermitências sejam aceitáveis ou que os produtos não transmitam grandes pacotes de dados.

Como o videomonitoramento deve ser feito?

Com a solução de videomonitoramento baseada em TCP/IP, é possível adicionar câmeras extras ao sistema. Nesse sentido, as imagens capturadas ficam muito mais protegidas, pois além do armazenamento tradicional realizado pelo gravador local, você também tem a oportunidade de capturá-las em sites remotos ou dentro das próprias câmeras.

Quais são os benefícios do videomonitoramento?

Uma vez entendido o funcionamento do sistema, veja agora 5 benefícios que o videomonitoramento promove.

1. Controle em tempo real

O monitoramento em tempo real pode ser facilmente realizado em qualquer lugar do mundo ou de qualquer computador autorizado conectado à mesma rede IP. Da mesma maneira, é possível assistir ao vivo as câmeras em rede diretamente de seu tablet ou smartphone.

2. Acesso aos registros ocorridos

Vídeos de alta qualidade, como HDTV, servem como complemento para a investigação de crimes, pois as imagens digitais em alta resolução têm muito mais nitidez e podem ser visualizadas inúmeras vezes sem perder a qualidade.

3. Inibição de furto e roubo

O uso de câmeras de rede inteligentes que detectam movimentos e que contam com alarme ativo contra violações, também contribui de maneira excepcional para a rápida revelação de ações suspeitas após o horário comercial dentro ou fora do estabelecimento, o que acaba desestimulando intenções de roubo e furto.  

4. Qualidade e segurança no atendimento ao cliente

As imagens gravadas por meio da solução de videomonitoramento permitem avaliar e tratar reclamações de usuários, além de inibir a ocorrência de furtos e roubos nos espaços físicos da empresa e dos municípios. Tudo isso colabora para a melhoria da experiência do cliente e para o aumento do bom desempenho do negócio.

5. Otimização de ações de marketing

As imagens capturam as atividades das pessoas no ponto de venda e demonstram seu comportamento de compra. Assim, você tem a oportunidade de identificar os espaços mais populares, otimizar a disposição de itens e produtos em sua loja e fazer a contagem de pessoas.

Outra vantagem é que nas imagens das câmeras de rede é possível identificar prateleiras vazias e dar o alerta para a equipe de vendas acerca da necessidade de repor os estoques. Da mesma maneira, torna-se viável informar quando a fila está muito longa para que abram mais caixas.

Além disso, o monitoramento por meio do vídeo em rede permite avaliar campanhas promocionais e de marketing. Isso porque você consegue analisar se, de fato, os mostruários, as gôndolas e a sinalização interna atraem os clientes, o que permite uma análise mais apurada das decisões estratégicas de marketing com o objetivo de impulsionar as vendas.

Sabemos que perdas internas e externas, e concorrência acirrada são alguns dos desafios enfrentados pelos empreendedores, especialmente do segmento varejista.

Nesse setor, os sistemas de vigilância por videomonitoramento já são tradicionalmente utilizados para proteção e segurança. Mas agora, com a aplicação para um merchandising mais eficaz e outras funções vantajosas para qualquer operação varejista, o gestor tem a chance de dar um novo impulso em seu negócio.

Sistema de Cercamento Eletrônico

O Cercamento Eletrônico é um sistema de Gestão de Segurança Pública, que utiliza equipamentos com sistema de leitura automática de placas para trazer mais segurança aos Estados e Municípios. O sistema é capaz de realizar consulta em banco de dados para emissão de alertas em tempo real sobre eventuais suspeitas, como furto e clonagem de placas, e utiliza algoritmos de inteligência que identificam automaticamente e geram alertas sobre movimentações suspeitas.

Além das funcionalidades básicas do sistema, o Cercamento Eletrônico possui o controle georreferenciado dos equipamentos, permitindo a geração de mapas de calor que definem áreas através da aplicação de gradiente de cores, de acordo com a distribuição e concentração dos alertas.

O sistema foi desenvolvido para atender órgãos relacionados à Administração Pública que necessitem de uma rápida identificação de eventos suspeitos, de forma intuitiva e com exibição das imagens dos veículos para identificação visual pelo operador.

Diversos relatórios podem ser gerados através da base de dados de circulação de veículos, que é alimentada continuamente e em tempo real. É um sistema seguro e desenvolvido totalmente em ambiente web, permitindo rápida adaptação às necessidades de cada aplicação específica. Dispõe de gerenciamento de usuários e controle de acesso totalmente configuráveis.

Conclusão

Ao oferecer tecnologias avançadas de inteligência de imagem, monitoramento e cercamento eletrônico, a WNI, que é a um dos principais players do ramo, ajuda empresas privadas e instituições públicas a otimizar suas operações, aumentar a segurança e reduzir custos. 

Nossos projetos evitam falsos alarmes em função dos algoritmos de detecção. Nesta solução o agente de segurança será acionado apenas caso ocorra um evento real que envolva um ser humano ou veículos, proporcionando uma decisão assertiva em função da credibilidade do sistema de alarmes. Entre em contato para tirar dúvidas e realizar orçamentos. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

plugins premium WordPress
Enviar mensagem