Menos de um mês após registrar o melhor desempenho anual da história, o setor de energia solar atingiu mais uma marca de expressão no mercado brasileiro: a de 53 GW de capacidade instalada, segundo dados divulgados pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
O mapeamento considera o somatório dos sistemas instalados de micro e minigeração distribuída (com 35,5 GW) e das grandes usinas solares (com 17,5 GW). O resultado representa um crescimento de mais de 40% em relação aos 37,2 GW que haviam no país no mesmo período do ano passado.
Desde o inicio de sua expansão, a fonte fotovoltaica já foi responsável por atrair mais de R$ 241 bilhões em novos investimentos no Brasil. Além disso, gerou mais de 1,5 milhão de novos empregos verdes, contribuiu com mais de R$ 74,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e ajudou na redução de mais de 64,2 milhões de toneladas de CO2.
A ABSOLAR avalia que o avanço da energia solar é reflexo do alto potencial da fonte no Brasil. Contudo, alerta que o setor vem enfrentando uma série de desafios num curto espaço de tempo.
Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, pontua que muitos desses obstáculos enfrentados permanecem presentes no horizonte de curto e médio prazos dos empreendedores do setor – o que exigirá uma atuação mais intensa das associações e entidade do setores, com “ações de articulação junto às distribuidoras, à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), aos órgãos do setor elétrico, ao Congresso Nacional e ao Governo Federal”, afirmou ele.
Fonte: ABSOLAR