Aneel define que mês de setembro terá bandeira vermelha na conta de luz

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão de escassez de chuvas e o clima seco com temperaturas altas motivaram o acionamento de usinas térmicas, aumentando os custos da operação do sistema elétrico, com isso, no mês de setembro a bandeira tarifária de energia elétrica será vermelha patamar 2.

O anúncio da Aneel, na sexta-feira (30/08), sinaliza maiores custos para a geração de energia elétrica, com um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Esta é a primeira vez em pouco mais de três anos que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada, a última foi em agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.

Com a previsão de chuvas abaixo da média no próximo mês, o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas do país também deve ficar cerca de 50% abaixo da média.

Origem das bandeiras

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, sem custo extra.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia.

Os benefícios de investir em energia solar

Investir em energia solar pode trazer inúmeros benefícios financeiros e ambientais. Além de reduzir significativamente a conta de luz, a energia solar é uma fonte limpa e renovável, que contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Para empresas e residências, instalar painéis solares é uma forma eficaz de proteger-se contra a volatilidade das tarifas energéticas, como as mudanças nas bandeiras tarifárias impostas pela Aneel.

Na WNI, oferecemos soluções completas em energia solar, desde o planejamento até a instalação e manutenção dos sistemas fotovoltaicos. Nossa equipe especializada garante que você aproveite ao máximo os benefícios da energia solar, proporcionando economia e sustentabilidade para o seu negócio ou residência, entre em contato conosco.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

plugins premium WordPress
Enviar mensagem