Programa de Integridade

A WNI provê para empresas do mercado público e privado soluções de TI, Telecom, Segurança e Smart Energy sempre buscando a realização de negócios sustentáveis e pautados por uma atuação idônea fundamentada em seus valores, sendo eles:

  • Ética;
  • Confiança;
  • Transparência;
  • Respeito;
  • Excelência no atendimento;
  • Honestidade; e
  • Crescimento profissional.

A WNI, baseada nesses valores, adota rigorosa observância das leis e normas em todas as suas atividades, se distinguindo como empresa capaz de irradiar os valores que embasam suas ações para as comunidades onde atua.

O Programa de Integridade da WNI reúne os instrumentos utilizados na prevenção, detecção e combate à corrupção, evidenciando o comprometimento da Empresa com o combate e a rejeição à corrupção em todas as suas formas, em especial, no tocante à adoção de políticas de integridade, com procedimentos definidos de forma a prevenir o envolvimento da Instituição, empregados, dirigentes e terceiros que atuam em seu nome, em atos lesivos contra a administração pública e privada.

O Programa visa evidenciar o compromisso da Instituição, por meio de seus dirigentes e empregados, no combate sistemático ao envolvimento em atos ilícitos, nas formas ativa ou passiva.

 

OBJETIVO do Programa de Integridade:

Prevenir, detectar e corrigir atos de corrupção praticados contra a WNI e contra a administração pública nacional ou estrangeira por meio da integração dos instrumentos e das atividades de controle voltados à gestão de riscos de fraude e corrupção.

PRINCÍPIOS

O Programa de Integridade da WNI se fundamenta em 5 princípios transcritos a seguir:

POLÍTICA DE COMPLIANCE

A WNI se compromete a combater todas as formas de corrupção, com uma visão clara e objetiva de que qualquer ato de corrupção é intolerável e será disciplinado tempestivamente pela organização. Assegura a conformidade do cumprimento das leis, regulamentações e outros requisitos aplicáveis e compromissos voluntários assumidos, assim como a correta gestão dos relacionamentos nos negócios, a prevenção de conflitos de interesse, o trato com doações e patrocínios, a oferta e recebimento de presentes e entretenimento, bem como a contratação e realização de negócios com terceiros, com especial atenção àqueles que possam agir em nome da WNI.

Esta política engloba todas as unidades de negócio da empresa, sendo matriz e polos e a todos os tipos de negócio por ela realizados.

O coordenador do programa ligado a área de qualidade tem autoridade e independência da função de compliance e tem como responsabilidade gerenciar e relatar as questões levantadas, assim como contribuir para que o compliance seja incorporado nas políticas, procedimentos e processos da WNI. Para isso o código de ética da WNI estabelece o padrão de conduta e postura que a Alta Direção espera de toda a equipe e dos que estão em nome dela.

Encorajamos o relato das situações, demonstrando a preocupação em uma razoável convicção na confiança, sem medo de represália.

A Alta Administração em parceria com seus gestores tem total responsabilidade pela implementação, cumprimento e conformidade com o Programa de Compliance e assegura aqui seu compromisso.

Rev. 00

OUVIDORIA

Canais de denúncias de irregularidades

A WNI disponibiliza canais internos e externos para receber denúncias e tratar de questões relacionadas à corrupção, com garantia de anonimato ao denunciante.

O canal aberto é de acesso tanto para o público interno quanto para o externo, sendo que as regras de recebimento, tratamento e respostas às denúncias são os mesmos, garantindo sempre o anonimato do denunciante.

O acesso é via site da organização através do e-mail: ouvidoria@wni.com.br

A partir de denúncias, constatações ou indícios de atos suspeitos de corrupção, são instaurados processos internos de apuração, seja pelo viés disciplinar, seja pelo viés ético, observando-se o direito ao contraditório e ampla defesa de quem supostamente praticou ou colaborou com o eventual ato ilícito,  podendo resultar na aplicação de sanções.

As denúncias de suspeita de corrupção originadas no canal são acessadas pela coordenadora do programa e tratadas em conjunto com a equipe que se fizer necessária, garantindo ao denunciante o sigilo da informação.

CANAL DE OUVIDORIA
ouvidoria@wni.com.br